Serverless Computing

Saiba tudo sobre o Serverless Computing?

Serverless computing, ou computação sem servidor, é um modelo de execução de computação em nuvem onde o provedor da nuvem é responsável pela execução de um fragmento de código, de forma automática, dinâmica e sob demanda. Este modelo permite que os desenvolvedores escrevam código sem se preocupar com o provisionamento ou gerenciamento de servidores. Em vez disso, eles podem se concentrar na lógica do aplicativo e deixar que o provedor de nuvem gerencie automaticamente os recursos necessários para executar o código.

Em uma arquitetura serverless, as funções são unidades de código que são executadas em resposta a eventos específicos, como solicitações HTTP, alterações em dados ou disparos de cronômetro. Essas funções são escalonadas automaticamente pelo provedor de nuvem, o que significa que os desenvolvedores não precisam se preocupar com a capacidade de processamento ou a escalabilidade da infraestrutura subjacente.

Quando usar uma arquitetura serverless?

A arquitetura serverless é especialmente adequada para casos de uso onde a carga de trabalho é intermitente ou imprevisível. Isso inclui aplicações web que experimentam picos de tráfego em determinados momentos, como durante eventos de vendas ou lançamentos de produtos. Além disso, tarefas de processamento de dados em lote, processamento de eventos em tempo real e APIs simples são bons candidatos para a abordagem serverless.

Quando não usar serverless?

Embora o serverless computing ofereça muitos benefícios, não é a solução ideal para todos os cenários. Aplicações que têm requisitos específicos de desempenho, baixa latência ou controle total sobre o ambiente de execução podem não se adequar bem à abordagem serverless. Além disso, aplicações com cargas de trabalho consistentes e previsíveis podem ser mais econômicas de serem executadas em infraestruturas tradicionais.

O que é serverless AWS?

O AWS Lambda é o serviço de computação sem servidor da Amazon Web Services (AWS) que permite aos desenvolvedores executar código sem provisionar ou gerenciar servidores. Os desenvolvedores podem enviar suas funções do Lambda para a AWS e definir gatilhos que acionam a execução dessas funções em resposta a eventos específicos. O AWS Lambda suporta uma variedade de linguagens de programação, incluindo Node.js, Python, Java e C#.

Além do AWS Lambda, a AWS oferece outros serviços que complementam a arquitetura serverless, como o AWS API Gateway, que facilita a criação, publicação e gerenciamento de APIs RESTful, e o AWS DynamoDB, um serviço de banco de dados NoSQL totalmente gerenciado que oferece desempenho rápido e escalabilidade infinita.

Como instalar o serverless AWS Lambda?

A instalação e configuração do serverless depende do provedor de nuvem escolhido. No caso do AWS Lambda, os desenvolvedores podem usar a AWS Management Console, a AWS CLI (Interface de Linha de Comando da AWS) ou ferramentas de automação de infraestrutura, como o AWS CloudFormation ou o AWS Serverless Application Model (SAM), para criar e implantar suas funções.

Passo 1: Crie uma conta AWS

Se você ainda não tem uma conta na AWS, você precisará criar uma. Você pode fazer isso acessando o site da AWS em aws.amazon.com e seguindo as instruções para criar uma nova conta.

Passo 2: Acesse o Console de Gerenciamento da AWS

Após criar sua conta, faça login no Console de Gerenciamento da AWS usando suas credenciais.

Passo 3: Navegue até o AWS Lambda

No console da AWS, você pode encontrar o AWS Lambda no menu “Serviços” ou pesquisar por “Lambda” na barra de pesquisa. Clique no serviço Lambda para acessá-lo.

Passo 4: Criar uma função Lambda

Dentro do console do AWS Lambda, clique no botão “Criar função” para começar a criar sua primeira função Lambda. Você será guiado por um assistente para configurar sua função.

Passo 5: Escolha um modelo de função

O AWS Lambda oferece vários modelos predefinidos para ajudá-lo a começar. Escolha um modelo que corresponda ao tipo de aplicativo que você está desenvolvendo ou selecione “Author from scratch” se você quiser começar do zero.

Passo 6: Configure detalhes da função

Dê um nome para sua função Lambda e escolha uma linguagem de programação suportada, como Node.js, Python, Java, etc. Você também pode definir as permissões e configurações avançadas da função nesta etapa.

Passo 7: Escreva o código da função

Depois de configurar os detalhes da função, você será levado para o editor de código, onde poderá escrever o código para sua função Lambda. Este código será executado sempre que a função for invocada.

Passo 8: Configure um gatilho

Para acionar a execução da função Lambda, você precisará configurar um gatilho. Isso pode ser um evento do Amazon S3, uma solicitação do API Gateway, uma alteração no DynamoDB, etc. Selecione o tipo de gatilho desejado e configure-o de acordo com suas necessidades.

Passo 9: Teste sua função Lambda

Depois de configurar sua função e seu gatilho, você pode testá-la para garantir que esteja funcionando conforme o esperado. O AWS Lambda oferece uma ferramenta de teste integrada que permite simular a invocação da função com diferentes entradas.

Passo 10: Implante sua função Lambda

Uma vez que sua função esteja pronta e testada, você pode implantá-la clicando no botão “Implantar” ou “Salvar” no console do AWS Lambda. Sua função estará pronta para ser usada e será automaticamente escalada conforme necessário.

Esse é um passo a passo geral para a instalação. O ideal é que sua empresa conte com um especialista em AWS, como a #GiganteLaranja, para realizar o procedimento, otimizando e maximizando o uso da plataforma. Procure nossa equipe para entender como podemos realizar a transformação digital no dia a dia do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *