Por que o EDR é essencial na sua empresa

O papel vital do endpoint protection na segurança empresarial

O mundo corporativo tem passado por mudanças significativas e com a ajuda dos avanços tecnológicos novos modelos de trabalho vêm ganhando cada vez mais força como o Modern Workplace mas acompanhado dessa evolução os ataques virtuais também cresceram. Cibercriminosos estão se aprimorando constantemente para poder atacar as redes com falhas em segurança e os endpoints acabam sendo os alvos mais fáceis. Mas afinal o que são endpoints?

O que são Endpoints?

O termo “endpoint” traduzido literalmente significa “ponto de extremidade” se refere a um dispositivo final ou uma extremidade da rede. Em outras palavras, é qualquer dispositivo que esteja conectado a uma rede e que possa enviar ou receber dados, como computadores, laptops, smartphones, tablets, impressoras e servidores. São os pontos onde os usuários interagem diretamente com a rede e acessam recursos, dados documentos ou serviços

A administração de endpoints é considerada uma prática essencial em Segurança da Informação para resguardar os dados contidos nos dispositivos que circulam entre redes. O objetivo é assegurar a autenticação e a confidencialidade das informações, garantindo a manutenção contínua dos sistemas e realizando um gerenciamento eficaz de riscos em servidores e ambientes de nuvem.

Por que as empresas estão investindo mais no Endpoint Protection?

O Endpoint Protection (EDR) trabalha na prevenção de ameaças, na supervisão da integridade geral do sistema e na produção de relatórios detalhados sobre detecções e status. Cada dispositivo é equipado com um software cliente, enquanto um controlador centralizado coordena as operações.

Essa abordagem de proteção abarca a administração de permissões de instalação e acesso a aplicativos, controle de rede e acesso à internet, gestão de dispositivos, prevenção contra perda de dados , identificação e resposta a ameaças, e principalmente, defesa contra malware.

Um eficiente gerenciamento de EDR em um ambiente corporativo, reforça a segurança e protege os usuários de forma remota, garantindo a atualização e monitoramento dos softwares utilizados nos dispositivos. Além disso, permite o rastreamento e identificação do uso dos equipamentos da empresa, trazendo uma série de benefícios que abrangem desde questões de custo até análises detalhadas do uso da infraestrutura virtual, como servidores, nuvem e backups.

Em suma, o sistema defende servidores, computadores, laptops e tablets contra ameaças conhecidas e desconhecidas, incluindo malware, comunicações suspeitas, sites não confiáveis e downloads de arquivos.

Algumas vantagens notáveis de uma boa administração de EDR são:
– Diminuição de custos (sem a proteção, a empresa pode sofrer com falhas na segurança e ter prejuízos financeiros);
– Otimização de processos;
– Redução de riscos de vazamentos de dados;
– Maior credibilidade interna com os stakeholders

Essa abordagem de proteção abarca a administração de permissões de instalação e acesso a aplicativos, controle de rede e acesso à internet, gestão de dispositivos, prevenção contra perda de dados (DLP), identificação e resposta a ameaças, e principalmente, defesa contra malware.

Mantendo os endpoints monitorados e atualizados a empresa consegue fortalecer a confiança entre empresa e colaborador, criando um ambiente cada vez mais seguro e flexível para se trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *