Agronegócio
Agronegócio

Como a IA pode transformar o agronegócio

Você sabe como os produtores rurais podem usar a tecnologia atual para o aumento da produtividade?

O setor agrónomo desempenha um papel fundamental na economia global, sendo responsável principalmente pela produção alimentos, matérias-primas e biocombustíveis. No entanto, à medida que a população mundial continua a crescer e as expectativas de consumo evoluem, o setor enfrenta desafios significativos para atender à crescente demanda por produtos agrícolas. 

O aumento populacional, juntamente com as mudanças nos padrões de alimentação e o crescimento econômico, coloca uma pressão substancial sobre o agronegócio. A necessidade de boas práticas agrícolas, de forma eficiente e sustentável torna-se imperativa para garantir a segurança alimentar global. 

Neste cenário desafiador, a implementação de tecnologias de ponta e coleta de dados são elementos essenciais para direcionar os agricultores e é aqui que a inteligência artificial (IA) entra. 

A capitação de dados veio para ficar em todos os setores, e não seria diferente dentro do agronegócio e pecuária. A inteligência artificial tem se tornado uma aliada importante e cada vez mais presente na rotina dos produtores. Durante o período da safra, o produtor pode encontrar vários desafios como pragas, incêndios, qualidade do solo e principalmente desafios climáticos  

A revolução tecnológica no agronegócio ganha força com o aproveitamento de ferramentas baseadas em Big Data e Machine Learning. Mais do que simples executores de tarefas, as máquinas agrícolas agora desempenham um papel ativo na geração e coleta de dados, que são fundamentais para aprimorar a tomada de decisões e otimizar processos.  

A pergunta que fica é: Onde a tecnologia pode ser usada no campo? 

Melhoramento genético  
Essa é uma prática bastante comum dentre os agricultores. Usando as biotecnologias licenciadas, as grandes companhias podem fazer esse melhoramento genético visando maior produtividade.  

Controle de pragas 
Um exemplo é a aplicação destas tecnologias na detecção de doenças. Ao invés de aplicar agrodefensivos em toda lavoura, drones conseguem sinalizar as áreas mais propensas a doenças, permitindo que os produtores utilizem de forma mais assertiva. Essa abordagem não apenas reduz o uso excessivo de produtos químicos, mas também promove práticas agrícolas sustentáveis. 

Análise meteorológicas  

Com as mudanças repentinas do clima, essas informações se tornam cada vez mais essenciais para o produtor. Esses dados meteorológicos vêm cada vez mais detalhados provenientes de satélites em tempo real, assim ajudando na tomada de decisão.  

Análise do solo 
A IA, usando histórico de safras e dados meteorológicos, consegue entregar com precisão análises rápidas e personalizadas e sugerir estratégias eficientes de plantio e manejo de cultivos, melhorando a gestão do produtor e a eficiência da produção. 

Bem-estar do rebanho  
Usando a mesma tecnologia é possível monitorar a saúde do gado, onde têm se alimentado, detectar comportamentos diferentes e doenças em fase inicial e assim melhorando o bem-estar dos animais. 

O produtor só tende a ganhar implementando essa tecnologia em sua fazenda, por isso é muito importante saber coletar e catalogar todos esses dados para que a IA possa dar insights e direcionais cada vez mais precisos.  

Com isso, as empresas que adotam uma transformação digital em suas empresas conseguem ter os seguintes benefícios: 

Redução de custos 
Com a otimização dos dados, não haverá desperdício de material, reduzindo assim os custos operacionais. 

Melhora na qualidade do produto 
Com o monitoramento contínuo o produtor consegue ter um material de melhor qualidade. 

Rápida tomada de decisão  
Usando todos os dados coletados, o produtor consegue ver com mais clareza qual decisão deve tomar, quando realizar a aplicação de produtos, ajudando na irrigação e na colheita.  

Parceiro de TI é fundamental na virada de chave 

Vale reforçar que para implementar essa tecnologia no campo deve se considerar as normas éticas e regulatórias do país, além de ser necessário investir em um serviço de TI de qualidade com acesso a dados e principalmente treinamento adequado com para os agricultores e profissionais do setor. 

A integração de práticas agrícolas inteligentes, a utilização de dados para otimizar os cultivos e a adoção de técnicas sustentáveis destacam-se como estratégias-chave para enfrentar os desafios e garantir a resiliência do agronegócio diante da crescente pressão da demanda global. 

Estamos testemunhando uma transformação significativa no campo, onde a combinação de tecnologia e agricultura está moldando um futuro mais eficiente, sustentável e inovador. Este é o momento para os produtores que buscam prosperar e otimizar suas operações abraçarem essas soluções tecnológicas, proporcionando aumento na eficiência e uma abordagem mais inteligente e sustentável para a agricultura moderna.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *