Por que o EDR é essencial na sua empresa
O papel vital do endpoint protection na segurança empresarial
O mundo corporativo tem passado por mudanças significativas e com a ajuda dos avanços tecnológicos novos modelos de trabalho vêm ganhando cada vez mais força como o Modern Workplace mas acompanhado dessa evolução os ataques virtuais também cresceram. Cibercriminosos estão se aprimorando constantemente para poder atacar as redes com falhas em segurança e os endpoints acabam sendo os alvos mais fáceis. Mas afinal o que são endpoints?
O que são Endpoints?
O termo “endpoint” traduzido literalmente significa “ponto de extremidade” se refere a um dispositivo final ou uma extremidade da rede. Em outras palavras, é qualquer dispositivo que esteja conectado a uma rede e que possa enviar ou receber dados, como computadores, laptops, smartphones, tablets, impressoras e servidores. São os pontos onde os usuários interagem diretamente com a rede e acessam recursos, dados documentos ou serviços
A administração de endpoints é considerada uma prática essencial em Segurança da Informação para resguardar os dados contidos nos dispositivos que circulam entre redes. O objetivo é assegurar a autenticação e a confidencialidade das informações, garantindo a manutenção contínua dos sistemas e realizando um gerenciamento eficaz de riscos em servidores e ambientes de nuvem.
Por que as empresas estão investindo mais no Endpoint Protection?
O Endpoint Protection (EDR) trabalha na prevenção de ameaças, na supervisão da integridade geral do sistema e na produção de relatórios detalhados sobre detecções e status. Cada dispositivo é equipado com um software cliente, enquanto um controlador centralizado coordena as operações.
Essa abordagem de proteção abarca a administração de permissões de instalação e acesso a aplicativos, controle de rede e acesso à internet, gestão de dispositivos, prevenção contra perda de dados , identificação e resposta a ameaças, e principalmente, defesa contra malware.
Um eficiente gerenciamento de EDR em um ambiente corporativo, reforça a segurança e protege os usuários de forma remota, garantindo a atualização e monitoramento dos softwares utilizados nos dispositivos. Além disso, permite o rastreamento e identificação do uso dos equipamentos da empresa, trazendo uma série de benefícios que abrangem desde questões de custo até análises detalhadas do uso da infraestrutura virtual, como servidores, nuvem e backups.
Em suma, o sistema defende servidores, computadores, laptops e tablets contra ameaças conhecidas e desconhecidas, incluindo malware, comunicações suspeitas, sites não confiáveis e downloads de arquivos.
Algumas vantagens notáveis de uma boa administração de EDR são:
– Diminuição de custos (sem a proteção, a empresa pode sofrer com falhas na segurança e ter prejuízos financeiros);
– Otimização de processos;
– Redução de riscos de vazamentos de dados;
– Maior credibilidade interna com os stakeholders
Essa abordagem de proteção abarca a administração de permissões de instalação e acesso a aplicativos, controle de rede e acesso à internet, gestão de dispositivos, prevenção contra perda de dados (DLP), identificação e resposta a ameaças, e principalmente, defesa contra malware.
Mantendo os endpoints monitorados e atualizados a empresa consegue fortalecer a confiança entre empresa e colaborador, criando um ambiente cada vez mais seguro e flexível para se trabalhar.