Você sabe o que é Telecom Expense Management?
Os modelos de gestão servem a diferentes propostas dentro das empresas. Por isso, existem metodologias específicas para cada setor com o objetivo de proporcionar o máximo desempenho das áreas. No caso das telecomunicações, a Telecom Expense Management (TEM) é uma metodologia utilizada para ajudar a empresa estrategicamente com todos os recursos e processos relacionados com telecomunicações e sua importância na rotina e nos resultados do negócio.
Em linhas gerais, a TEM, criada nos Estados Unidos, é o ponto de origem do que hoje conhecemos como gestão de telecom. Mas quais são as características mais relevantes da metodologia e quais os benefícios as empresas obtêm ao adotá-la? É o que você confere neste artigo.
Simplifique os processos de telecom na sua empresa e tenha muito mais visibilidade sob sua própria gestão de custos.
O que é TEM ou Telecom Expense Management?
Numa tradução livre, Telecom Expense Management (TEM) quer dizer “gerenciamento de despesas com telecomunicações”. Trata-se de uma metodologia criada para administrar todos os processos que envolvem as telecomunicações nas empresas e que ajudam a colocar a gestão de telecom em prática.
Tendo o uso de software e a adoção de processos como seus pilares, a TEM nasceu para otimizar a gestão das atividades de telecom e, consequentemente, também contribuir para a redução de custos.
A metodologia surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1980 e 1990, em um cenário corporativo marcado também pela expansão da internet e pelo fim do monopólio no setor de telefonia, com o consequente aumento da concorrência e da oferta de serviços.
Isso despertou as empresas no sentido de dar maior atenção à contratação de serviços de telecomunicações, selecionando melhor o que contratar e tudo o que envolve a relação com os fornecedores (menores custos, melhor serviço etc.). Esse movimento colocou a gestão de telecom
Benefícios
Aumento de Eficiência
Mais do que a centralização dos ativos de telecomunicações, a Telecom Expense Management traz benefícios estratégicos para a empresa, permitindo o aumento da eficiência e, por consequência, da competitividade no mercado em que atua.
Controle de Custos
Maior controle de todos os custos, a partir da geração de relatórios e de políticas de uso de equipamentos, por exemplo, o que ajuda a otimizar os recursos financeiros e permite uma grande economia no caixa da empresa. Facilita as ações de gestão, especialmente no que diz respeito à relação com as operadoras e possíveis contestações de fatura e cobranças indevidas.
Otimização da infraestrutura
Maior controle do ciclo de vida dos ativos, otimização da infraestrutura de TI e identifica falhas que podem ocorrer na estrutura de telecomunicações, agilizando a tomada de decisões e minimizando os impactos negativos.