O que é o Rabbit R1 e por que esgotou em menos de 24h?
Assistente pessoal compacto apresenta novas possibilidades de interação sem o uso de smartphones
A CES 2024 que aconteceu em Las Vegas, nas primeiras semanas de janeiro de 2024 foi palco para muitas apresentações de inovações tecnológicas. E na última terça-feira (09), o fundador e CEO Jesse Lyu da startup Rabbit anunciou o Rabbit R1 ou apenas R1, que roubou os holofotes como um dos expoentes da mais recente onda de inovações em inteligência artificial (IA). Este assistente de bolso promete revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia, dispensando o uso de smartphones para diversas tarefas cotidianas.
O dispositivo, apresentado em um vibrante tom de laranja, é equipado com uma pequena tela sensível ao toque de 2,88 polegadas, um botão de rolagem intuitivo e uma câmera 360º, abrindo novas perspectivas para interações visuais. Com uma tecnologia semelhante à Alexa e Siri, o R1 tem o poder de acionar aplicativos e realizar tarefas complexas com apenas alguns comandos.
O coração desta inovação reside na inteligência artificial incorporada diretamente no dispositivo. Dois microfones, um alto-falante de alta qualidade e um botão “Push-to-Talk” complementam a experiência do usuário, permitindo uma interação fácil e eficiente com a assistente virtual.
Em um cenário de inovação tecnológica, os Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) emergem como protagonistas, dominando o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA). Resumidamente, os LLMs, ao receberem uma solicitação em formato de texto, utilizam algoritmos avançados para analisar e entender o conteúdo da mensagem. Em seguida, aplicam esse entendimento para gerar respostas coesas, relevantes e, muitas vezes, surpreendentemente humanas.
Já a Rabbit afirma ter uma solução mais inteligente, sendo chamado Grande Modelo de Ação (LAM) que foi treinando para executar ações como se fosse um humano, capaz de avaliar e reproduzir ações feitas de forma repetida, como por exemplo compras feitas em um site favorito, viagens em aplicativos entre outros. O R1 também possui uma função para treinar o aparelho e lhe ensinar novas tarefas, com a permissão do usuário acessando os aplicativos mais populares.
O aparelho traz especificações similares a um Android básico, incluindo processador Media Tek Helio P35, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, porta USB-C para transferências de dados e recarga, Bluetooth, Wi-Fi e slot para chip SIM com 4G. E em 24 horas a primeira remessa de 10.000 unidades foi totalmente vendida, saindo a unidade no valor de U$199,00 (aproximadamente R$980,00). A próxima leva de produtos deve ficar disponível para compra a partir de março
O Rabbit R1 surge proporcionando não apenas conveniência, mas também abrindo espaço para uma nova era de dispositivos compactos e inteligentes. Será que a CES 2024 testemunhou o início de uma revolução na integração da inteligência artificial em nossas vidas diárias? Para uns sim, mas muitos ainda acham que o Rabbit R1 vai ter que lutar muito para superar os smartphones.
O fato é que este assistente de bolso promete não apenas facilitar, mas também transformar a maneira como vivemos e interagimos com a tecnologia, por isso, a expectativa de como o aparelho irá ser usado no dia a dia é grande.