


SOCs: Centros de Operações de Segurança Explicados
Quando se trata de sua segurança cibernética e operações diárias de segurança , um Centro de Operações de Segurança (SOC) atua como o hub, o local central de todas essas atividades. Neste explicador de soco profundo, veremos:
- O que um SOC faz e por quê
- Tipos de SOCs
- Os profissionais de segurança que dão suporte aos SOCs
- Ferramentas e tecnologias
- Melhores práticas
E se você está se perguntando se realmente precisa de um SOC para sua organização, a resposta provavelmente é sim. Continue lendo e você verá o porquê — e como.
O que é um SOC e por que sua empresa precisa ter um
Um Security Operations Center (SOC) é o cérebro operacional da segurança digital: uma equipe especializada, tecnologia integrada e processos ágeis trabalhando em sinergia para monitorar, detectar e neutralizar ameaças em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano ou conforme necessário para sua organização.
Na CDD IT, elevamos esse conceito a um ecossistema estratégico. Combinamos inteligência artificial, orquestração automatizada (SOAR) e expertise humana certificada para transformar sua segurança em um ativo competitivo, alinhado às demandas de LGPD, GDPR e ISO 27001.




Estrutura de um SOC
Semelhante aos níveis de revisão de incidentes, a maioria dos SoCs adota uma abordagem hierárquica. Nesta hierarquia, analistas e engenheiros são categorizados com base em seu conjunto de habilidades e experiência. Uma equipe típica pode ser estruturada em quatro níveis, por exemplo.
Nível 1: Primeira resposta
A primeira linha de respondedores de incidentes. Esses profissionais de segurança procuram alertas e determinam duas coisas:
- A urgência de cada alerta
- Quando escalar um alerta para o nível 2
O pessoal de nível 1 também pode gerenciar ferramentas de segurança e executar relatórios regulares. Com monitoramento contínuo com triagem inteligente de alertas via SIEM/XDR, priorizando incidentes por criticidade.



Nível 2: Resolução de Incidentes
Com Análise forense e contenção imediata, reduzindo MTTR (Mean Time to Respond) em até 65%, podem chegar rapidamente à raiz do problema e avaliar qual parte de sua infraestrutura é um problema ou risco. Esses profissionais do SOC seguirão os procedimentos para remediar o problema e reparar qualquer precipitação, e sinalizarão certos problemas para investigação adicional fora do protocolo de resposta a incidentes.
Nível 3: Operações de segurança proativas
Aqui, começamos a passar das ações de segurança reativa para proativas. Alinhamento direto com a alta gestão para garantir conformidade e otimização contínua dos investimentos em segurança. É procurado ativamente vulnerabilidades na rede e caçando ameaças. Usando ferramentas avançadas de detecção de ameaças para diagnosticar fraquezas e fazer recomendações para a melhoria geral da segurança cibernética.




Nível 4: SoC Performance & Integration com negócios
No nível mais avançado do SOC, estão os gerentes e diretores. Esse grupo supervisiona todas as atividades da equipe do SOC e é responsável pela contratação e treinamento, além de avaliar o desempenho individual e geral.
Os níveis 4s intervêm durante as crises e, especificamente, servem como ligação entre a equipe do SOC e o restante da organização. Eles também são responsáveis por garantir a conformidade com a organização, a indústria e os regulamentos governamentais.
Principais benefícios:
Hoje, a segurança deve fazer parte de tudo o que sua organização considera. Portanto, existem inúmeros benefícios para um SOC centralizado. Vamos resumir os maiores benefícios do SOC. SOCs permitem que sua organização
Responda mais rápido :
O SOC fornece uma visão centralizada, completa e em tempo real de como toda a infraestrutura está se saindo do ponto de vista da segurança, em todos os locais e milhares de pontos de extremidade. Você pode detectar, identificar, prevenir e resolver problemas antes que eles causem muitos problemas.
Minimize os custos :
Ter um SOC não é proibitivo de custo - o custo associado a uma violação ou perda de dados com certeza é. Ainda melhor? O pessoal do SOC garantirá que você esteja usando as ferramentas certas para o potencial total.
Proteja a confiança do consumidor e do cliente :
Seus clientes estão cada vez mais preocupados com a privacidade. Criar um SOC para proteger os dados do consumidor e do cliente pode ajudar a criar confiança em sua organização.

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Por Que Escolher o SOC da CDD IT?
Equipe Altamente Especializada:
Analistas certificados e constantemente atualizados com as melhores práticas e tendências do mercado.
Compromisso com Transparência:
Dashboards intuitivos e relatórios claros que permitem acompanhamento eficiente da segurança
Flexibilidade e Escalabilidade:
Comece com o essencial e evolua gradualmente conforme suas demandas aumentam.
Foco em Continuidade de Negócios:
Garantimos que suas operações permaneçam seguras e ininterruptas, mesmo diante de ameaças avançadas.
Diferenciais Competitivos do Nosso SOC


Funções do Centro de Operações de Segurança

SOCs: Centros de Operações de Segurança
Planos de Serviços
Features Monitoring
Tier I (Básico)
Tier II (Standard)
Tier III (Premium)
Monitoramento 24×7 de Segurança
Coleta e Correlação de Logs
Central de Suporte SOC
Resposta a Incidentes
(Nível 1)
(Nível 2)
(Nível 3)
Relatórios Periódicos
Mensais
Quinzenais
Semanais
Gestão de Vulnerabilidades
Threat Intelligence Básica
Attack Surface Monitoring
-
Orquestração e Automação de Incidentes
-
Opcional
Threat Hunting Proativo
-
Opcional
Análise Forense Digital
-
Opcional
Treinamento de Conscientização em Segurança
-
Opcional
Consultoria e Assessoria em Políticas de Segurança
-
Opcional
Privacidade de Dados (LGPD, GDPR, etc.)
-
Opcional
CISO as a Service
-
Opcional
Opcional
SLA de Resposta
Até 4h
Até 2h
Até 30 min

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