Serviços de nuvem inteligentes

iPaaS: Moldando o futuro das empresas.

Investir na eficiência operacional do negócio.

iPaaS é a sigla de Integration Platform as a Service ou Plataforma de Integração como Serviço, uma plataforma tecnológica que conecta os diferentes sistemas usados por uma empresa, permitindo a integração e o compartilhamento de dados entre eles, fornecendo assim uma solução unificada aos clientes.

A solução iPaaS foi criada para resolver o problema de softwares e aplicativos operando isoladamente entre si (usados por diferentes departamentos de uma empresa e que não contam com um fluxo de comunicação automático) e em modalidades dispersas (na nuvem e on premise).

Dessa forma, iPaaS permite que as empresas superem o problema da fragmentação da informação, com as decorrentes ineficiências e erros que essa fragmentação provoca, aumentando a segurança dos dados e otimizando a eficiência operacional do negócio.

Como iPaaS funciona?

Ao criar um ecossistema central para integração e gerenciamento, uma plataforma iPaaS possibilita o desenvolvimento de integrações via API de forma muito mais rápida, simples e escalável que as abordagens tradicionais, trazendo uma significativa redução de custo.​

iPaaS torna possível que uma empresa tenha todos os softwares, sistemas e aplicativos que usa integrados em um sistema centralizado. Imagine a construção de pontes entre as ilhas de um arquipélago, ligando cada uma delas.

Um iPaaS permite construir pontes entre todas as ilhas, através das quais os dados transitam. Isto é, um iPaaS oferece aos usuários as ferramentas e os elementos para que eles possam construir e gerenciar as conexões que permitem aos dados transitar entre os sistemas.

Essas pontes são construídas por meio de APIs, pontos de conexão em cada ilha, permitindo que um software se conecte a outros softwares. Estabelecer a conexão entre duas APIs para que elas possam comunicar é o fundamento central de uma integração. É o que chamamos integração via API.

A tecnologia iPaaS, utilizada para conectar sistemas implantados em diversos ambientes e controlar os fluxos de dados, padroniza a forma como os aplicativos são integrados a uma organização, facilitando a automatização de processos de negócio e o compartilhamento de dados entre softwares, tornando os processos mais ágeis e seguros.

Dessa forma, as empresas podem eliminar processos manuais de integração de software e coleta de dados, garantindo a sincronia de dados entre diversas fontes e colocando de lado a dependência de planilhas e a necessidade de constante desenvolvimento, monitoramento e controle.

Quais sãos os benefícios do iPaaS?

Confira a seguir, os principais benefícios para as empresas que utilizam o iPaaS e de plataformas que aplicam este conceito.

• Visão ampla dos fluxos de trabalho
Conecta suas fontes de dados de um aplicativo para outro e também permite transformá-los automaticamente na estrutura ou formato desejado para que o aplicativo receptor saiba o que fazer com os dados.

• Interface simples, visual e low-code
O iPaaS tem uma interface de arrastar e soltar, no qual os administradores podem usar ‘código baixo’ ou até ‘sem código’ na utilização da plataforma.

 Acessibilidade de qualquer lugar
Com uma interface web descomplicada, é fácil de acessar, sendo necessária somente a conexão com a internet.

 Integrações personalizáveis
As soluções iPaaS oferecem integrações personalizáveis e recursos próprios para os usuários, além de APIs predefinidas e a capacidade de gerenciar APIs nativas e de terceiros.

 Integração de soluções e dados
Capacidade de integrar informações que vêm de dentro e de fora da organização, seja de ambientes virtuais ou locais.

 Agilidade na implementação
Não há necessidade de instalação de software ou aquisição de servidores.

 Monitoramento
Visualize o desempenho e execução de cada fluxo de dados, através de um dashboard operacional na própria plataforma. Dados como vazão, performance e erros são analisados e combinados com outras métricas de infraestrutura.

 Rapidez e baixo custo
Quando se comparado aos métodos convencionais.

X