Dados confiáveis e prontos para os negócios

Organize seus dados para que sejam confiáveis e prontos para os negócios.

Aplique seus dados à sua jornada para a IA

DataOps (Data Operations) é a orquestração de pessoas, processos e tecnologias com o intuito de proporcionar dados de maneira rápida e confiável, para que sejam entregues aos responsáveis pela governança de dados ou para a aplicação direta nos negócios, tanto em operações ou em aplicativos como na inteligência artificial. O DataOps permite aumentar a velocidade e a escala das operações através de todo o ciclo de vida dos dados.  

DataOps também apoia as equipes extremamente produtivas com a tecnologia de automatização, resultando em uma alta eficiência nos projetos, em seus tempos e na entrega de resultados.

Porém, para usufruir desses benefícios, a cultura interna dessas equipes deve evoluir de tal modo que elas sejam realmente data-driven. Para as empresas que querem e precisam gerenciar insights data-driven diariamente é momento de:

1 – Aumentar a quantidade e a qualidade dos dados que nossos negócios recebem ou adquirem diariamente.
2 – Obter o compromisso por parte da equipe de liderança, para que elas garantam, mantenham e apoiem uma visão data-driven para a tomada de decisões através de todo o negócio.

Tecnologia, ferramentas e DataOps

É preciso ter as ferramentas adequadas para garantir o suporte necessário a qualquer prática que se baseie na automatização. O núcleo do DataOps abriga a arquitetura da informação da sua empresa: você conhece os seus dados?, você confia neles?, você pode realizar mudanças graduais sem quebrar o seu pipeline de dados? Se você não tem certeza de como responder essas perguntas, o primeiro passo é fazer um inventário das suas ferramentas e das práticas de governança e integração de dados utilizados atualmente.

Enquanto você considera quais ferramentas escolher para implantar DataOps, considere também a maneira que a automatização pode transformar seu pipeline de dados.

  1. Data curation services
  2. Metadata management
  3. Data governance
  4. Master data management
  5. Self-service interaction

A implantação de ferramentas pode ser uma maneira tangível de mostrar o avanço no processo de adoção do DataOps, porém para fazer isso é necessário ter uma visão holística. As empresas que se concentram em um item em detrimento ao outro terão dificuldades em entender os benefícios das práticas de DataOps.  A conversa e a implementação da tecnologia não deve ser feita de maneira isolada, mas sim, de maneira integrada ao planejamento em andamento que envolverá pessoas e processos. As ferramentas vivem para apoiar e manter essa cultura (data-driven).

X